TRÊS TIPOS DE POROSIDADE: BAIXA, MÉDIA, ELEVADA

Muitos estilistas, aficionadas por cabelo e outras raparigas interessadas no tema do cuidado capilar e da estilização tratam o cabelo com base na sua porosidade. O que é isso? A porosidade capilar é determinada pelo nível de subida das cutículas. Pode distinguir entre porosidade baixa, média e elevada. Deve escolher o cosmético adequado, incluindo óleos, dependendo do aspeto do seu cabelo, para proporcionar o melhor cuidado.

porosity

Cabelo com porosidade baixa – a camada de cutículas está muito unida, com as cutículas sobrepostas, o que, ao mesmo tempo, dificulta muito qualquer tipo de tratamento. Este tipo de cabelo é considerado forte e saudável. Também é difícil de estilizar, absorve água lentamente e o processo de secagem é muito longo. O cabelo pouco poroso é menos propício a danos, não tem eletricidade estática nem é frisado.

Cabelo com porosidade média – a camada de cutículas está mais solta, pelo que muitos tratamento de estilização e beleza oferecem melhores resultados. No entanto, o cabelo com porosidade média é fácil de danificar, mas, por outro lado, – é bastante fácil de torná-lo muito poroso. Embora este tipo de cabelo pareça fácil de manter em bom estado, lembre-se de que deve ser tratado adequadamente. Recomenda-se que não utilize com muita frequência cosméticos ou tintas demasiado agressivos.

Cabelo com porosidade elevada – possui espaços e buracos entre as cutículas, o que significa que o tratamento é muito fácil de fazer. Contudo, os nutrientes, pigmentos e todas as impurezas e poluição penetram facilmente no cabelo. O cabelo com porosidade elevada está fortemente danificado, absorve água rapidamente e é fácil de modelar. Tenha em mente que a estilização térmica é muito agressiva para o cabelo.

Os melhores óleos e técnicas para cabelos com diferentes porosidades

CABELO COM POROSIDADE BAIXA

Como levantar as cutículas, para cuidar devidamente do cabelo pouco poroso? Em primeiro lugar, experimente proteínas e alcanos, adicione um pouco de glicerina ao seu condicionador. Em seguida, aplique-o em todo o comprimento do cabelo e certifique-se de que o mantém quente. Pode colocar uma touca de banho de plástico e cobri-la com uma toalha aquecida.

Como selar as cutículas, para reter a hidratação adequada do cabelo com porosidade baixa? Esta é a solução. Em primeiro lugar, remova o condicionador com água fria. Depois use um dos óleos capilares ou manteigas cosméticas: óleo de argão, óleo de amêndoa doce, óleo de grainha de uva, manteiga de manga ou manteiga de abacate.

CABELO COM POROSIDADE ELEVADA

O elemento chave para o cuidado do cabelo com porosidade elevada é a utilização de cosméticos que selam as cutículas. Portanto, nunca se esqueça de retirar o champô do cabelo com água fria, aplicar condicionadores leave-in ou sumo de aloe vera. Tente reduzir o uso de produtos com humectantes. Não se esqueça de que, em ambientes húmidos, uma quantidade demasiado grande destas substâncias pode provocar frizz e eletricidade estática. Experimente os seguintes óleos: óleo de rícino, azeite, óleo de grainha de uva, óleo de abacate, óleo de onagra, óleo de semente de abóbora, óleo de girassol, óleo de soja.

CABELO COM POROSIDADE MÉDIA

As cutículas do cabelo com porosidade média estão ligeiramente levantadas. É muito importante cuidar adequadamente deste tipo de cabelo, pois é muito fácil de danificar e desidratar. Utilize cosméticos hidratantes, condicionadores leave-in, leites e máscaras cremosas leves. Também vai precisar dos seguintes óleos: óleo de jojoba, óleo de abacate, óleo de coco, óleo de sésamo, óleo de colza, óleo de gérmen de trigo, óleo de macadâmia e óleo de arroz.

Como determinar a porosidade capilar? Faça o teste!

Diz-se que os melhores resultados são obtidos depois da realização dos três testes de porosidade capilar: teste da água, teste do toque e teste visual.

  1. Teste da água – coloque dois fios numa bacia cheia de água. Lembre-se de que o cabelo deve estar limpo, sem quaisquer cosméticos que possam tapar a superfície. Aguarde alguns segundos e observe o que acontece aos cabelos. O cabelo com porosidade elevada afunda dentro de um minuto. O cabelo com porosidade média flutua à superfície durante cerca de dois minutos. O cabelo com porosidade baixa afunda depois de cerca de dois minutos.
  2. Teste do toque – pegue num cabelo e deslize os dedos de baixo para cima, ao longo da sua haste (até ao couro cabeludo). Tente avaliar o que sente. O cabelo com porosidade baixa será macio, flexível e suave. O cabelo com porosidade média não será 100 % suave; poderá sentir algumas irregularidades. O cabelo com porosidade elevada será áspero e rugoso ao toque devido às cutículas estarem levantadas.
  3. Teste visual – consiste em observar o seu cabelo. Preste atenção ao aspeto do cabelo depois da lavagem e secagem com secador; se fica macio ou frisado depois de utilizar novos cosméticos; como se comporta num dia húmido e chuvoso. O cabelo com porosidade baixa será sempre macio independentemente do clima e do cuidado. O cabelo com porosidade média é brilhante e macio no topo da cabeça, mas as pontas estão secas e baças. O cabelo com porosidade elevada é frisado e impossível de modelar e de ter um aspeto bonito, independentemente dos cosméticos que utiliza ou das condições metereológicas.